School holidays

Aqui na Austrália, além das férias mais longas de verão, as crianças tem também férias de duas semanas a cada bimestre. Molezinha, né? Pois é. Só que essas férias são sempre um desafio para os pais, especialmente para a mamãe aqui, que trabalha de casa.

As crianças de hoje em dia são engraçadas, elas tem certeza absoluta que os pais tem que servi-las e entretê-las. O tempo todo. Eu não sou do tipo que dá moleza e apesar de também não ser sargento, há quem diga que sou um pouco rigorosa em alguns aspectos. Ainda assim, eles acham que são criaturas soberanas e que eu tenho a obrigação de fazer de suas vidas um parque de diversão constante.

Durante as férias, eles acordam, tomam café, escovam os dentes e vão brincar. Brincam bonitinhos até que… eu sinto dois corpos se aproximando lentamente, arrastando os pés… e mesmo de costas, sei que estão de cara amarrada e ombros baixos. Não demora 2 segundos até que: “mamãe… tô bored (entediado)”.

“Oi? E eu com isso? Vocês tem uma quantidade obscena de brinquedos, jogos de tabuleiro (especifiquei “de tabuleiro” porque os eletrônicos são mega controlados), bola, bicicleta, patinete… e ainda um parque enorme bem em frente de casa! ”

Não adianta, eles insistem em achar que nós somos responsáveis pelo entretenimento deles. São tão criativos, mas escolhem ser preguiçosos. Vai entender!

O fato é que eu nunca, nunquinha, virei pros meus pais e disse “tô entediada, me entretenha, por favor”, então não aceito que eles hajam assim – e que fique claro que esta é uma característica não dos meus filhos apenas, é geral! Pelo menos desta geração de australianinhos.

Sabedora disso, me preparei, me muni de armas poderosíssimas e cada vez que eles me dizem que estão entediados, nem respiro, sugiro logo um homework. Pode ser ler um livro, fazer exercícios de matemática, treinar piano, escrever uma redação, qualquer coisa school related. E não é que funciona?! De maneiras diferentes para cada filho, mas funciona.

O Vivi, imediatamente lembra de alguma outra coisa superlegal pra fazer. Já o Nick, que é nerd e novo na área escolar, ao ouvir minha sugestão de ler um livro e copiar a historinha para treinar a escrita, deu um pulo e disse “yupiiiiii!” e foi todo feliz pegar seu material.

E depois querem me convencer que os filhos são puro reflexo da criação ou do exemplo….

Pois eu te digo que o fator genético é extremamente forte e muitas vezes se sobrepõe aos exemplos e ensinamentos. Só isso para explicar a diferença gigantesca entre as personalidades do Vivi e do Nickito, viu?

E o school holiday está apenas começando…. zzzzzz

 

One Comment

  1. Oi Erica, acabei de conhecer seu blog, pois estou de mudança programada para a Austrália com minha filha Érica. Essas miniférias bimestrais australianas são um grande mistério do novo mundo que ainda terei que desvendar, e antes mesmo de conhecê-las, já me preocupam horrores.
    Fique tranquila pois essa característica de “soberania” não é exclusividade dos seus filhos nem das crianças australianas.
    Minha Érica é brasileira e nunca morou em outro país, e apesar de partilharmos a mesma criação (nunca imaginei que meus pais tivessem dever de me entreter, até porque se tentasse não teria sucesso) a minha filha pensa que devo estar à sua disposição.
    Neste último sábado de manhã cedo eu fui à academia e depois disso fui fazer uma trilha com minhas amigas aqui perto de casa (ilha de Florianópolis), eis que do nada, no meio do mato na subida da trilha recebo as seguintes imessages: “mãe vem pra casa eu sei que você está na academia. to intediada(sic)”
    A audácia e espontaneidade deles nos provoca risadas, mas também uma vontade gigante de mandar se catar kkkkkkk

    Adorei seu blog, obrigada pela leitura deliciosa e muita sorte nas próximas minivacations….

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s