Caminhando na chuva – ainda sobre as férias no Rio

Dia desses, ainda na cidade maravilhosa, saímos de casa e fizemos um bate-volta, Leblon – Arpoador – Leblon, eu e maridinho, na chuva.

Uma chuvinha gostosa, que refrescava o corpo do calorzinho carioca. Fosse esta caminhada numa praia Melbourniana, estaria sofrendo. Sofrendo com o frio (não existe chuva quente em Melbourne), com o vento (não existe chuva na praia sem vento em Melbourne), mas não. Na minha Cidade Maravilhosa, a chuvinha é gostosa, revigorante. E a vista, ah, a vista… a vista, especialmente de quem vem do Arpoador pro Leblon, no finzinho do dia, é simplesmente di-vi-na.

O céu estava Rosado, uma nuvem carregada circundava o morro do Vidigal, sem no entanto encobrir as luzes da comunidade (e eu me perguntava: será que aquilo tudo é gato? Rsrsr). De um lado, a montanha caindo no mar, do outro, os prédios e as luzes amareladas dos postes. Lamentei apenas não estar com minha câmera (nem com meu iphone – tô medrosa ainda. Carioca-gringa) pra registrar a beleza daquela caminhada, daquela vista privilegiada.
Apesar da chuva, muitos caminhantes nos acompanhavam naquele fim de tarde. Moradores, turistas e trabalhadores dividiam irmãmente auqela calçada dos privilegiados – sim, porque é um privilégio desfrutar deste pedaço da cidade.

Por um pequeno instante – tão pequeno que quase passou despercebido – desejei voltar pra cá, ainda que fosse pra morar no pequeno 2 quartos em que estamos instalados durante nossa estada na Maravilhosa (contei que o comandante do vôo que nos trouxe de Dubai pra cá, se referia ao Rio assim? A Maravilhosa! Cada vez que ele se referia ao Rio assim, eu me emocionava. Não tem jeito, o orgulho carioca é forte e é eterno). Mas assim como veio, foi embora, logo lembrei do trânsito, do tratamento, das complicações, da falta de segurança…

Não é fácil ser carioca, mas é lindo ser carioca.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s