A pequena Vince, terra de Leonardo

p1010340

Ontem eu disse que iria planejar o passeio de hoje, né? Mas o planejamento não aconteceu. Quando eu finalmente terminei de escrever o post do dia, já passava da meia-noite e eu estava mega exausta. Fiquei ainda uma meia-hora indo de blog em blog, tentando decidir o que fazer. Anotei umas cidades, mas não consegui me decidir.

p1010341

p1010349

Hoje acordamos tarde, tomamos café em casa e na hora de sair, acabei decidindo encaixar uma passada em Vince (cidade natal de Leonardo da Vince), antes de seguir para San Geminiano e arredores. Resultado? Ficamos em Vince por quase 3 horas e acabamos decidindo deixar San Geminiano pra potro dia.

Aí, você me pergunta: Tem tanta coisa assim pra fazer em Vince?

Não, não tem, mas e daí? Eu gosto mesmo é de andar pelas ruelas, apreciar a vista, admirar as portas e janelas e plaquinhas e fachadas de pedra. Gosto mesmo de sentir a cidade e por isso, tinha a intenção de, nessas férias toscanas, me ater aos vilarejos.

p1010344

Em Vinci, fomos ao museu Leonardiano, ao Museu do castelo e, claro, visitamos também a casa onde Da Vince nasceu, uma casa de pedra com pé direito avantajado e vista privilegiada do vale.

p1010409

p1010410

Achei a cidadezinha muito fofa, especialmente porque não é apenas um vilarejo turístico, mas habitado de verdade, com varal de roupas nos fundos da casinhas, cheirinho de comida saindo pela janela…

A Igrejinha também era fofa e tinha um altar bem inusitado.

p1010382

p1010377

 

Pra ser bem sincera curti muito mais andar pela cidadela em si, do que visitar as atrações Leonardescas. A própria casa de Da Vince, que achei que fosse amar, deixou a desejar, não pela arquitetura em si, que é bem característica da região, mas pela ausência total de mobiliário, objetos, pertences. Esperava entrar num tunel do tempo e ver exatamente como vivia a família de Da Vince. Eu e minhas expectativas, rsrsr.

O que eu sei é que nessa de passeia aqui, visita ali, o tempo passou e acabamos comprometendo a programação do dia.

p1010393

Ainda tentamos ir à Pistóia, outra cidade mais pertinho de casa, mas a tentativa foi bem frustrada e acabamos decidindo voltar pra casa e deixar as crianças se divertirem na piscina, onde elas estão agora com o papai, enquanto eu os observe ao mesmo tempo que escrevo este post.

p1010421

p1010432

p1010435

p1010450

Daqui a pouco vamos sair pra jantar, mas antes disso, tenho uma missão: decidir nosso destino, para cada dia que passaremos aqui na Toscana, uma cidade/região por dia.

Teremos 6 dias inteiros, antes de partirmos para o Piemonte e até agora eu só sei que pelo menos um dia, quero passar na região de Cinque Terre, na fronteira com a Ligúria. Sei também que o marido quer voltar a Florença, pelo menos por um dia, porque ele acha que os meninos vão gostar (será?). Sei ainda que eu quero muito visitar uma das termas naturais da região. Mas não sei se minha galera vai topar a esticada, porque eu quero ir exatamente na que é mais distante, mais ao sul da Toscana (sendo que estamos ao norte ).

Bom, desejem-se sorte, porque nessa casa, vocês sabem, né? Tudo eu! 😛

Capítulo à parte:
Marido parou numa livraria para ver se encontrava um daqueles livretos turísticos sobre a Toscana, pra facilitar a nossa vida de turistas desprogramados. Nos deixou no carro com o pisca alerta ligado (bem italiano, ne?) e foi. Levou bem uns 10 minutos (sendo que a tal livraria ficava a cinco passos de onde deixou o carro). Logo pensei, “caramba, ele deve ter achado tanta variedade de livretos que está com dificuldade de escolher (a otimista). De repente, ele volta. Volta com uma garrafinha de água na mão e sem livreto. O que aconteceu?
A livraria estava fechada, então ele juntou a sede com a vontade de beber, foi no boteco ao lado, pediu uma aqua gasata (e você achando que ele tinha ido tomar umas, né?) e… fez um small talk com a dona – em italiano, claro. Ele estava na secura pra iniciar o processo de desenfurrujamento do seu italiano, rs

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s