Muitos pensamentos e pouca memória – momento desabafo

Eu sempre tive uma excelente memória, mas nos últimos dois anos, tenho tido muita dificuldade em lembrar da coisas. Não daquelas coisas do passado, da infância, nem do ocorrido na semana passada. Minha falta de memória é para aquelas coisas quase imediatas, aquelas que que preciso fazer, aquelas sobre as quais quero escrever, ou então contar pra alguém. Eu simplesmente esqueço.

A sensação é que tenho várias “tabs” abertas e de repente aparece the blue screen of death, e tudo se apaga, sabe? Se subo as escadas, esqueço o que fui fazer lá em cima. Se chamo o marido, esqueço o que ia falar. Se abro uma tab nova no computador, esqueço completamente o que eu ia procurar. Já esqueci o pudim no forno o dia inteiro, já esqueci de comparecer a consulta médica e também à hora no salão. Às vezes, estou dirigindo e tenho tantos pensamentos, tantas ideias going on ao mesmo tempo, que minha cabeça fica até quente. Sinto uma necessidade monstro de parar o carro e anotar tudo naquele momento, porque eu sei que, pelo menos metade daquele conteúdo será perdido em 3, 2, 1. E quando eu corro pra anotar e, ao pegar o lápis, esqueço?! É uma sensação tão ruim, tão estranha. Às vezes acho que minha placa-mãe está com defeito. Talvez esteja…

Por isso, e cada vez mais, vejo neste blog mais do que um hobby, vejo nele uma forma de não perder minha memória, uma maneira de não perder o fio da meada, de não esquecer o que eu ia dizer.

Mas do que eu mais tenho medo é que todo esse “esquecimento” ou brain fog evolua ao ponto de eu não conseguir terminar uma conversa, que eu comece a esquecer enquanto falo. Isso me dá pânico!

Toda a facilidade que eu tinha em me concentrar está, aos poucos, se deteriorando. Preciso me esforçar para prestar atenção em histórias longas, senão, na primeira oportunidade, começo a pensar em outra coisa e meu pensamento voa pra outro espaço, outro tempo, outro assunto completamente diferente. Se hoje eu tivesse que assistir aulas, estaria em maus lençóis! Se tivesse que estudar, memorizar, estaria perdida. E por falar em perdida, meu senso de orientação que era fantástico, está vexatório.

Aí eu que questiono: será que é um estado passageiro, ou será que isso veio pra ficar (e piorar)?

Às vezes eu fico bem assustada, bem preocupada… e apesar de eu sempre tentar me manter e me mostrar positiva, às vezes eu desabo, quietinha no meu cantinho e pouquíssimas pessoas sabem o que se passa dentro de mim, como eu realmente me sinto. Após eu desabar, eu digo pra mim mesma: Erica, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, porque o presente está aí pra ser vivido e do futuro ninguém sabe.

E é por isso, e cada vez mais, que evito fazer planos a longo prazo. Quero ser feliz agora, quero fazer agora. Se tenho um plano, coloco em ação agora, no tempo presente e o que tiver que ser será.

PS. Apesar do tom quase melancólico deste post, estou num momento bem feliz, mesmo com a saudade cada vez mais apertada, o estresse que me consome e a fadiga que me derruba, rsrsr Às vezes só preciso desabafar um pouco. Escrever faz bem à alma, tira de dentro de mim as angústias, libera espaço pra coisas boas 🙂

Vamos que vamos, porque a vida é bela, o amor é lindo e o tempo não pára 🙂

 

2 Comments

  1. Oi Érica, vi seu post sobre esquecimento, digamos assim, e me identifiquei totalmente, pq isso tem acontecido comigo também, tenho muitas coisas para pesquisar na internet, traduzir no celular e só o tempo de ligar o computador ou o vpn no celular é suficiente para que eu esqueça o que ia pesquisar, esqueço que tinha que ligar para alguém, esqueço de compromissos, enfim, é horrível, o q mais me impressiona e irrita, é que as pessoas, minha família inclusive, leva na brincadeira, acha engraçado, diz que é velhice( o que passa longe ainda), até neurologista eu já procurei e ele me disse que era estresse, só isso. Aí eu penso, sim e aí? O que faço para não esquecer de tudo???? aff. Lamúrias à parte. Quem me deu o nome do seu blog foi uma amiga de uma amiga sua, rs. Na verdade não sei o nome da sua amiga, eu comentei que meu marido e eu queremos morar na Austrália e aí ela me indicou seu blog para tentar conhecer um pouco de lá, ou melhor, daí. E Então olha só que loucura, meu marido foi contratado por uma empresa australiana… para trabalhar na China! Por enquanto estamos aqui e estamos adorando, mas o plano ainda é ir para a Austrália. Espero que possamos manter contato, sou uma brasileira solitária na China, rs. Desculpe se minha msg(livro) estiver no lugar errado, eu não falo inglê, então não tenho certeza de onde entrei…seu blog é mto bonito, estou pensando em fazer um sobre a China, pq se acha muito pouco na internet e isso foi um sofrimento para mim, viemos para cá sem saber de nada, do mais básico ao mais coplexo, não tínhamos informações.
    Abs,
    Patrícia

    Curtir

    Responder

    1. Oi, Patricia,
      Tudo bem? 🙂
      Pois é, esse lance da memória acho que está bastante relacionado ao estresse, mas e aí, né? rsrs Como resolver? Só meditando! 🙂
      Com relação à vida na Austrália, nem sei se meu blog ajuda muito já que eu acabo postando mais sobre minha vida em geral e não tanto sobre a vida aqui, rs. Talvez os posts do meu primeiro ano na Austrália sejam melhores pra quem procura se informar 😉
      E você foi parar na China! wow! Estivemos em Beijing por 2 semaninhas e eu adorei! Isso sim é uma mudança drástica de cultura, hahaha
      Você conhece o blog Brasileiras Pelo Mundo? Uma das blogueiras mora na China… Agora não me recordo o nome dela, mas não é difícil de encontrar. As matérias dela são muito boas 🙂
      Quanto a você começar um blog sobre sua experiência aí, acho fantástico! Informação nunca é demais, além disso, cada qual tem uma experiência e uma percepção diferente do mesmo ambiente, né?
      Beijos!

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s