Ele diz: “I’m a girl” – mas este não é o problema

Faz um tempinho que o Nick entrou numa de “I’m a girl”. Não sei de onde ele tirou essa ideia, mas o fato é que ele sempre quer ser a menina e toda vez que diz isso, o faz com uma “girly voice”.

Não estou preocupada, até porque, preocupar-me com o que? Mas acho muito curioso ver que ele sempre prefere ser o personagem menina, até nos joguinhos do xbox (que aliás estão suspensos até segunda ordem, mas isso é uma outra história).

Quando é questionado sobre sua cor preferida, não pensa duas vezes, diz: Pink! Mas se for pra escolher outras, gosta também de red, purple and blue. Verde, amarelo, cinza, preto… nem pensar.

(Pausa para tecer comparações)

O Vivi já passou pela fase do pink também – acho que isso foi entre os 3 e 4 anos. Lembro que eu fiquei indignada, quando numa festinha infantil, ele queria porque queria a lollybag cor-de-rosa, mas a mãe da aniversariante bateu o pé e não deu, alegando que “rosa é cor de menina”.  Tentei interceder, “it’s okay, his favourite colour IS pink!”, mas aparentemente, a mãe da aniversariante havia feito o número certo e sacolinhas cor-de-rosa para as meninas e azul para os meninos, afinal, (momento ironia) quem poderia supor que um menino “grande” de 3 anos, sabedor dos “certos e errados” impostos pela sociedade, fosse preferir uma sacolinha cor-de-rosa?! Lembro bem da carinha de decepção que ele fez ao ser obrigado a sair da festa com a lollybag azul, tadinho.

A fase do rosa passou. Aliás, hoje ele atribui (não sei por que cargas d’água) o rosa a mim! Sério, não tenho quase nada rosa, amo usar amarelo, verde, azul, preto… raramente uso um sapato, acessório ou roupa cor-de-rosa, mas ainda assim, ele sempre acha que se é pra mamãe, tem que se rosa (assim como ele acha que tem que dar Barbie pra toda menina que faz aniversário, rs).

(Agora de volta ao Nick)

Nickito apesar do gosto pelo rosa e de adorar dizer “eu sou meninaaaa” (com uma vozinha irritante, rs), também se comporta como um ogro, um furacão. Vai de um extremo ao outro em dois segundos. Te enche de beijos, carinhos e abraços (chega a sufocar, rs), mas basta piscar os olhos pra que ele comece a rosnar pra você. Briga, bate, grita – parece que foi criado num campo de batalhas. Este sim é o problema.

Sei que aos pouco mais de 3 anos, sua personalidade está começando a se formar, mas me preocupo com sua bipolaridade, seu descontrole absoluto, e também o fato dele achar que se não consegue o que quer por bem, vai conseguir no grito.

O Nick fica bem menos de castigo do que ficava o Vivi, e o motivo é bem simples: com ele não funciona – bom, isso é o que eu vejo, se você perguntar ao meu marido, ele vai dizer que somos mais preguiçosos com o Nick. Talvez até sejamos, mas isso tem um porquê: o gênio dele é terrível. É de exaurir o ser humano mais paciente, pode acreditar.

E ó, nem adianta vir me dizer que a personalidade dos filhos é totalmete mérito ou demérito dos pais, tá? Existe sim o fator sorte e mais, existe também a essência da criança, que já nasce com ela. Veja pelos recém-nascidos: uns choram o tempo todo (sim, mesmo aqueles nascidos de parto natural e amamentados exclusivamente pela mãe), outros são a placidez em pessoa (sim, mesmo aqueles que foram “extraídos”  numa cesariana e amamentados com fórmula). É óbvio que uma criação com muito amor (apego ou qualquer termo que o valha), atenção, dedicação e bom exemplo molda, lapida sim, muitas nuances da personalidade da criança. Mas te digo com convicção que isso não é tudo. Manja genótipo e fenótipo? genótipo + ambiente + variação ao acaso → fenótipo. Então, é por aí…

Enfim, sigo fazendo a minha parte, nem sempre da mesma forma, porque como bem colocou uma amiga minha: “quando a gente acha que compreendeu como criar o primeiro filho, chega o segundo e mostra que histórias nem sempre se repetem, aí a gente começa do zero novamente”. Se criar filhos fosse simples como seguir uma receita, não haveria irmãos tão diferentes numa mesma família.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s