maternidade

Quando o assunto é maternidade (e decisões relacionadas ao tema de um modo geral), meu lema sempre foi: cada mãe sabe o que é melhor pro seu filho. Claro, não vamos levar completamente ao pé da letra, porque coisas como optar por não dar vacina, me assustam profundamente.

O fato é que estava eu checando meu Facebook, quando me deparei com a seguinte foto:

maternidade

Instantaneamente pensei: Nossa, até que enfim, um post decente, sensível e real sobre maternidade.

A qualidade da foto está sofrível, mas tive que compartilhar, porque eu sei bem, que tem um monte de mãe por aí que se acha melhor “só porque…”, né não?

Tô cansada disso.

BTW, pra quem quiser saber: meu dois filhos foram circuncidados (e não, nós não somos judeus), o primeiro nasceu de parto normal (com uso do vaccum na reta final e um mega rasgo) e amamentei até os 4 meses (nunca exclusivamente). Com o segundo passei por todas as contrações sem anestesia tentando mais uma vez o normal e terminei numa cesariana de emergência, muitas (MUITAS MESMO!) horas mais tarde. Este foi amamentado exclusivamente até os 13 meses.

Vai criticar? Ou vai guardar um respeitoso silêncio e continuar se achando melhor que eu e que muitas outras mulheres “imperfeitas”, “sem coração”, “preguiçosas” e “egoístas”, por aí?

Quer saber? Se eu pudesse, mandaria todas estas “super mães” catar coquinho! É, a mãe imperfeita aqui não fala palavrão…

Teve parto normal? que bom!

Amamentou até os 5 anos de idade? bom pra você.

Não deixa seu filho comer chocolate? parabéns.

Mas não venha julgar como pari, “extraí”, ou como crio os meus. Cada um na sua e a amizade continua – se bem que tenho certeza que muitas dessas super mães, vivem julgando, mesmo que muitas vezes em silêncio, as “imperfeitas” à sua volta.

Mas não vou prolongar minha revolta hoje não… por hoje está de bom tamanho, rs Quem sabe depois eu volte? 🙂

 

10 Comments

  1. Adorei teu post. Essa semana mesmo fui “escrutinada” pelo modo que crio meu filho. Na boa, a tarefa de criar um ser humano já é árdua. Melhor seria se não existisse tanto julgamento. Beijo pra você e seus filhotes lindos.

    Curtir

    Responder

  2. Eh isso ai, Erica ! Concordo plenamente! Eh claro que tem coisas que sao common knowledge ou bom senso, mas de uma forma geral cada um sabe de si e cada mae deve saber o que eh melhor para seus filhos. BTW te acompanho ha um tempao e me identifico demais com certas coisas que comenta. Tambem sou carioca e moro fora ha bastante tempo. Que bom que apareceu novamente no blog ! Bjs, Fernanda

    Curtir

    Responder

  3. Pois éeeeeeee!! Essa mania de achar que as escolhas fazem mães melhores ou piores é de MATAR!!!! Por essas e outras que estou fora do facebook!!! Nossaaaaaa que irritação!!

    Curtir

    Responder

  4. Concordo em genero, numero e grau. Moro na Australia tambem, e meu marido e eu temos planos de ter filhos em breve. Tenho horror a esses palpiteiros de plantao, assim como as “maes perfeitas” (como se isso existisse!), so peco muita paciencia pra nao me irritar com metade do mundo e virar ermita o dia em que tiver filhos… haha

    Tambem acompanho o blog ha um tempo, mas sempre que tento comentar da erro… 😦

    Bjs, Denise

    Curtir

    Responder

      1. Oi Erica,

        Moro em Sydney. Fui a Melbourne ha uns anos atras, mas acho que nao conseguiria viver ai por causa do frio… Ja reclamo aqui em Sydney, como boa carioca que sou! rs

        Parabens pelo blog, vc escreve super bem e me divirto aqui com as peripecias dos seus “anjinhos”. 🙂

        Curtir

      2. nem me fale do frio, Denise! rsrsrs. Fico até de mau humor 🙂
        mas todo mundo diz que apesar do tempinho mequetrefe, aqui ainda eh mais family friendly que Sydney… sem falar que é um pouco mais barato, ne?? rsrsrs entao eu sigo tentando engolir essa friaca a seco e morrendo de saudade do meu Rio 40 graus 😉

        Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s