A difícil arte de aprender (e ensinar)

Como já contei aqui, o amor do Vivi pela escola acabou cedo, ainda no meio do primeiro termo. E isso é tão certo, que após estas quase duas semanas de break (aqui na Austrália, a cada 10 semanas de aula, eles tem duas de férias, se não me engano), ele nem pergunta quando vai voltar às aulas, não quer nem saber. E quando alguém pergunta se ele está no Prep, ele ainda responde assim: estava… acabei! rsrs Seria até engraçado – se não fosse triste.

Vivisaurinho tá dando trabalho, dando uma mão de obra que eu nunca imaginei que um filho meu fosse dar. Ele, que é tão observador, que repara se eu mudo uma almofada de lugar, ou se eu compro uma plantinha nova, ele que nota se eu aparei as pontas dos cabelos e também quando tô usando um perfume novo. Ele que observa cada detalhe a sua volta, que não deixa que nada nem ninguém passe despercebido… Ele é muito distraído. Muito. E quando eu digo muito, I really mean it. MUITO.

Falta concentração, falta interesse, falta vontade de aprender.

Ontem eu saí com ele pra fazer umas comprinhas e ele se deparou com um brinquedo do Super Mario que ele quer MUITO. Desde então, ele não para de pedir e perguntar: “Mamãe quando você vai comprar question mark box do Mario pra mim? Ela é muito importante pra minha brincadeira, porque o Mario get super powers!”. E, acreditem, ele me pergunta isso a cada meia hora. Até que eu lhe disse: Okay, você quer o brinquedo? Então tá, vou de dar… assim que você aprender a ler.

No mesmo segundo ele olhou no fundo dos meus olhos com uma cara de pânico e disse: mas isso vai take ages! Nem vai existir mais esse brinquedo!

E eu falei: “não se preocupe, porque se não tiver mais na loja, eu compro pela internet! Você vai ter o seu brinquedo, assim que você começar a ler… mas tem que se esforçar. Eu sei que você consegue!”

Ele concordou, virou as costas e até agora ainda não me pediu o brinquedo novamente. Perdeu o interesse ou achou que não valia o esforço?

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s