O céu está em festa, já a terra chora

Não faz nem dois dias, ficamos órfãos de uma das pessoas mais maravilhosas que conheci na vida.

Exemplo de esposa, de mãe, de filha, de irmã, de amiga, de companheira. Poderia até dizer que também foi um exemplo de sogra, mas esse nome, sogra, traz com ele uma carga muito forte, um sentido pra lá de pejorativo, que em nada combina com o que essa mulher de luz representa em minha vida.

Graças à ela, eu tenho o melhor dos maridos. Foi ela quem gerou, criou, educou, ensinou e porque não dizer, construiu o pai dos meus filhos, um homem íntegro, de caráter exemplar, justo como poucos, maravilhoso.

Graças à ela, eu nunca, nem por um segundo, tive “sogra”, mas sim uma segunda mãe.

Eu, desde o primeiro dia, fui recebida com um carinho sem medidas, e assim foi até o fim. Quantos não foram os “cozidos da Erica”, que ela preparava com amor de mãe? Ou a beringela de panela que ela sabia que eu adorava? Ou mesmo meu pote de Nutela que nunca faltava… Até papinha de ameixa, pra regular a flora,  ela se preocupava em comprar…

Dos menores aos maiores gestos, sempre me senti querida e espero que ela também tenha sentido o meu enorme carinho – todos que me conhecem sabem bem, da minha “mother-in law” eu sempre tive somente boas coisas a dizer, o que, de certa forma, muitas vezes me deixava deslocada nas conversas, afinal, poucas tem a mesma sorte que eu tive!

Sempre com  um sorriso de orelha à orelha, emanando otimismo e alegria, mesmo nas horas mais difíceis, a Soninha era sem dúvida uma pessoa iluminada. Uma ouvinte nata,  sempre com uma palavra de conforto e carinho.

Viveu uma vida de doação, sempre correndo atrás de um e de outro, ajudando, amparando, oferecendo a mão (e nela o coração), ela não descansava, estava sempre resolvendo ou pelo menos tentando resolver o problema de alguém. E sua dedicação não se resumia apenas à família, aos amigos e conhecidos. Como pediatra sempre foi um verdadeiro exemplo – não havia hora que fosse tarde, tampouco férias que a impedissem de trabalhar. A Dra. Sonia estava sempre alerta e, de pronto, atendia telefonemas, retornava mensagens, respondia emails, fosse o dia que fosse, fosse a hora que fosse, ainda que estivesse visitando os netos aqui do outro lado do mundo.

Sem sombra de dúvida, ela fez a diferença na vida de todos os que cruzaram seu caminho.

Mãe dedicada, amiga presente, filha exemplar, esposa companheira e avó babona, ela não media esforços pra agradar, cuidar. Com os netos, sentava no chão e entrava na brincadeira, fosse numa carruagem de algum conto de fadas, fosse no vilarejo dos Smurfs. Não importava o tema, ela mimava os netos até a última gota. E como gostava de crianças!

Vou sentir falta do carinho, dos almoços de família, das minhas conversas com ela após o jantar, que sempre varavam a noite… do jeitinho dela de cuidar com carino e dedicação, mesmo o mais singelo dos resfriados… também vou sentir falta de ouvir  a musiquinha do “alecrim dourado”, sempre que preparava seu famoso suflê de cenoura. Vou sentir falta da animação, da alegria que contagiava a todos.

Ela se foi  deixando no coração de quem ficou, uma dor profunda e a certeza de que foi muito curta sua estada aqui na terra.

Hoje a dor é muito grande, mas eu sei que um dia essa dor vai passar e vai dar lugar à saudade. Mais do que isso, sei também que um dia a gente vai se reencontrar e nesse dia, eu verei novamente seu sorriso largo e a ouvirei cantarolar uma música assim com a letra meio trocada, meio inventada, enquanto prepara o “Cozido da Erica”, pra me dar as boas vindas, porque seja aqui, seja lá do outro lado, a Soninha será sempre a mesma, que fica feliz pelo simples fato de deixar alguém feliz.

Hoje o Céu está em festa, já a Terra chora… E nós, que ficamos, ainda não conseguimos acreditar que ela se foi assim de repente.

Fique em paz, Soninha e, daí de cima, continue olhando por nós.

Que Deus nos conforte. Amém.

(19 – jan- 2012) Soninha rodeada pelos netos, noras, genro e mãe

4 Comments

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s