ah, esse vivi…

Dizem os especialistas que a criança só está pronta para a alfabetização quando já sabe contar mentirinhas e que isso ocorre, normalmente por volta dos 4 anos e meio. Pois bem, Vivisauro então está precocemente pronto para ser alfabetizado, porque, gentem, ele mente que nem sente e com a tranquilidade que só os mentirosos tem! Claro, nenhuma de suas mentiras são maldosas, então dá pra rir um bocado. Só espero que ele não embarque pra esse mundo com passagem só de ida.
Mas que tipos de mentirinhas ele conta? Ah, um sem número delas. Por exemplo, ontem, estávamos na sala de espera do médico e ele veio me mostrar um livro que ele dizia querer, porque um amigo dele tinha (ele está com mania de querer tudo, um consumista de marca maior!). Imediatamente eu perguntei: “que amigo é esse?” Ele, meio irritado com a pergunta, respondeu, assim pra ganhar tempo, “é um amigo meu da creche… você não conhece”. Fiquei chocada, mas perguntei novamente, “qual o nome do seu amigo?” Ele: “…… Ming! O Ming tem esse livro”. “Tem mesmo, Vivi? Ou é um parecido?” Ele: “É um parecido.., mas bem igual…” Aham… Okay…

Esta foi uma.

Entrando na sala da médica, ele requisitou: “posso ser o primeiro?” Ao que eu respondi: “mas meu filho, você não está doente… hoje quem veio se consultar foi o Nick…” Imediatamente ele começou a tossir  “tô sim, mamãe, tá vendo?” Por que ele queria ser examinado? Ha! Porque após o exame a médica deixa ele escolher um jellybean, que tal?

Isso pra não falar das mentirinhas a jato do tipo: “vc quer fazer xixi?” –> “não!” e um minuto depois quase não dá tempo. Ou então “o papai te deu a balinha de vitamina  hoje?”–> “não…” – só porque quer ganhar mais…

E essa é só uma pequena amostra do quão articulado é esse molequinho. Tô perdida ou não tô? Bom, só espero que a alfabetização seja tão simples quanto foi o aprendizado da mentirinha… Já faz um tempinho que ele conhece as letras e correlaciona o som delas às palavras – já é um começo, né? 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s